Ações demonstram que a empresa valoriza o capital humano
Já falamos aqui que umas das atribuições da área de Recursos Humanos é o desenvolvimento de ações que visem manter a equipe unida e motivada. Este mês de junho oferece uma oportunidade perfeita para isso. Que tal usar a criatividade para aliar as tradicionais festas juninas ao clima de competitividade da Copa?
Mas, antes disso, é preciso ter em mente os objetivos destas ações: motivar a equipe a obter melhores resultados, aumentar a sinergia do grupo, melhorar o clima organizacional? Em relação às ações motivacionais com mote da Copa, por exemplo, André Luiz Gomes Ferreira, sócio consultor da Green Consultoria – empresa de treinamento, consultoria e desenvolvimento humano com sede no Centro Empresarial Pereira Barreto (CEPB) –, alerta que as empresas precisam observar que nem todo mundo gosta de futebol. “É necessário encontrar a melhor maneira de trabalhar o tema Copa do Mundo com a participação dos colaboradores. Só vestir amarelo não é efetivo”, diz.
Mas, ele dá uma dica interessante, usando o clima frio que se aproxima e a competitividade da Copa do Mundo. “Dá para fazer campanhas e gincanas de arrecadação de agasalhos, formando times ou seleções. Trabalhar a solidariedade na equipe é bom. Usa-se isso para criar sinergia no grupo e ajuda a integrar as pessoas”, acrescenta.
Os primeiros jogos do Brasil acontecerão no dia 17, às 15h, contra a Suíça; dia 22, às 9h, contra a Costa Rica; e dia 27, às 15h, contra a Sérvia. No dia 22, uma boa dica é preparar um café da manhã especial e convidar não apenas a equipe para assistir aos jogos, como também alguns clientes. Desta forma, estes terão a oportunidade de estreitar relações com os fornecedores e os colaboradores poderão conhecer pessoas com quem, muitas vezes, mantêm contato apenas por e-mail ou telefone.
Já nos jogos à tarde, que tal preparar uma mesa com comidas de vários países, além daqueles comuns nas festas juninas? Ao escolher um prato específico para levar ao evento, cada colaborador abre espaço para falar de si, da sua própria história e raízes, para ir além do que se conhece sobre ele no ambiente puramente corporativo. Isso cria empatia entre as pessoas e fortalece o senso de equipe.
É possível até preparar pratos típicos russos, como estrogonofe, Solyanka – uma sopa picante e cremosa que pode ser feita com carne, peixe ou cogumelos –, e salada oliver, também chamada de salada russa, feita com maionese, batata cozida, ervilha, pepino em conserva, cebola, ovo e cenoura.
A criatividade para o desenvolvimento de ações precisa estar aliada a objetivos bem definidos, para que seja efetiva e traga resultados para além do pretexto de parar o trabalho por algumas horas durante o período do expediente. Quando as equipes percebem que a empresa se preocupa em manter o clima organizacional em alta e os colaboradores motivados, todos saem ganhando.