Levantamentos apontam que, nos meses mais frios, estoques dos bancos tendem a cair
O frio já chegou e, com isso, fica ainda mais crítica a situação dos bancos de sangue, com a queda no número de doações e do volume estocado. Para resolver a questão e estimular a população a doar também no inverno, foi criada, em todo o Brasil, a Campanha Junho Vermelho, que também se alinha ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho. O CEPB está engajado nessa ação e estimula visitantes, condôminos e funcionários das empresas com sede no endereço a também doarem sangue.
Em Santo André, os reflexos da falta de sangue são fortemente sentidos. Os tipos sanguíneos com Rh negativo são os que têm menos estoque. Segundo a gerência regional da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), a média mensal de doadores atendidos é de 3,3 mil. Mas, em abril, esta marca ficou em apenas 68%, com apenas 2,25 mil doadores, uma média de 100 doações diárias, contra 150 em outros meses. Na cidade, há dois postos de coleta: um no Centro Hospital do Município de Santo André (CHMSA) e outro no Hospital Mário Covas, que fica a cerca de um quilômetro do Centro Empresarial Pereira Barreto.
Engrosse a corrente do bem e venha fazer sua parte. Além do sangue, também é possível doar plaquetas. No ABC, esta doação pode ser realizada em Santo Caetano do Sul. Veja como é fácil: é preciso estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original com foto que permita a identificação.
Além disso, é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. A doação também deve ser evitada em casos de gripes e resfriados e, mesmo após a recuperação, ainda é necessário aguardar uma semana.
Confira os endereços:
Rua Dr. Henrique Calderazzo,321
Telefones: 2829-5162 / 2829-5144
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)
Estacionamento gratuito no local
Avenida João Ramalho, 326
Telefone: 4433-3718
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 8h às 13h (exceto feriados)
Rua Peri, 361
Telefone: 4227-1083
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 8h às 12h (exceto feriado)